Ano Letivo 2014 / 2015

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cenourinhas

Olá olá…

Curiosos sobre os momentos da nossa semana?
Pois é… desta vez viemos um pouco mais tarde contar as nossas novidades… podemos desvendar que cada vez mais adoramos fazer pinturas: com mãos, braços, dedos, pincéis… isso não é problema… mal vemos a Patrícia com as tintas na mão corremos apressados para a mesa na esperança de sermos os primeiros a fazer o que quer que seja… e a verdade é que apesar de pequeninos dispensamos muito tempo às nossas pinturas… tanto que às vezes somos obrigados a parar porque se aproxima a hora da paparoca, momento que também apreciamos bastante…
Foi uma semana muito calminha e todos nós andamos muito bem dispostos!
De momento estamos um pouco nervosos… aproxima-se o dia do bolinho e nós vamos ter a nossa primeira experiência culinária… esperemos que os nossos preparados sejam aprovados! Até lá fiquem com umas imagens que nos mostram em momentos de verdadeira concentração***


Moranguitos

Olá a todos*

Querem saber como foi a nossa semana? Muito trabalhosa… Andamos muito empenhados em pequenas pinturas que podem observar no placar junto à porta da nossa sala… uns com mais e outros com menos ajuda foi muito curioso ver as reacções dos pequenotes com as tintas nas mãos…







No entanto, e apesar do trabalho, também tivemos oportunidade de pequenos momentos de brincadeira…

Até para a semana…

domingo, 24 de outubro de 2010

A criança de 4 anos de idade



A criança de 4 anos tem um espírito vigoroso. Tende a sair das marcas, quer com os músculos, quer com a mente e é assim que se desenvolve, avançando por jactos de imaginação e movimento.
Ser-lhe-á difícil, ainda durante algum tempo, preocupar-se muito com os sentimentos alheios. Não é tão sensível a elogios como era aos 3 anos e como voltará a ser aos 5. Em vez disso, elogia-se a si própria com as suas gabarolices. Tem fraca apreciação dos desapontamentos e das emoções alheias. Interessa-se com grande curiosidade pela morte, mas tem escasso entendimento do seu significado. É persuasiva porque as suas palavras transcendem muitas vezes os seus conhecimentos.
Possui elevada energia motora. Consegue agora, ao mesmo tempo, falar e comer.
A criança de 4 anos domina melhor todo o seu equipamento motor, incluindo a voz. Embora lhe agrade uma actividade motora violenta, também é capaz de se deixar ficar sentada bastante tempo a executar tarefas manuais que lhe interessam.
A criança de 4 anos é muito faladora. Gosta de utilizar palavras, de experimentá-las e de brincar com elas. Gosta de palavras novas e diferentes. Também gosta de experimentar palavras tolas para descrever coisas concretas. O fluxo das suas perguntas atinge o máximo. Uma criança de 4 anos inteligente e loquaz tem tendência a não largar um tema antes de esgotá-lo e a exaurir todas as possibilidades verbais. Naturalmente que a sua sintaxe tropeça com frequência.
A explicação da psicologia da criança de 4 anos reside na intensa energia conjugada com uma organização mental de grande fluidez. A sua imaginação está em quase perpétuo movimento. Ela é loquaz porque a sua imaginação é variada, e também porque ela pretende exprimir as suas experiências numa fraseologia mais flexível e mais amadurecida. Tem tendência a repetir frases feitas, da cultura linguística em que vive. A sua utilização dos números é mais experimental do que crítica, porque está a ensaiar as palavras. Mas, às vezes, relata com fidelidade absoluta o que aconteceu em casa.
Está numa fase “desenvolvente”, em particular no que respeita às relações interpessoais e comunicação social. É um período de aquisição e de rápida aculturação. Não é de estranhar que tenda a sair das marcas, especialmente no domínio da linguagem, mas o que ela essencialmente está é a esforçar-se (através dos impulsos do desenvolvimento) por se identificar com a cultura e compreender as suas complexidades. Os seus alicerces são mais firmes do que aparentam ser.
As festas de aniversário são os temas de conversa favoritos. Na vida de grupo das crianças de 4 anos, surgem fragmentos e vestígios de uma sociedade tribal. Organizam-se em grupos de três e quatro, dão ordens e criam tabus. Erguem-se barreiras sólidas e expulsam-se os intrusos. Numa perspectiva desenvolvimentista, este comportamento negativo tem um significado decididamente positivo. O sentimento de pertencer a um grupo é um passo para a compreensão da natureza dum grupo social. A mãe é o tribunal de última instância e a sua autoridade é invocada com frequência “a mamã disse para eu fazer assim”.
Os padrões sociais equilibram-se e definem-se parcialmente por uma conduta anti-social. A criança de 4 anos gosta de chamar nomes às pessoas, torna-se provocadora. A criança está a sentir as suas forças e a experimentá-las. Na lógica paradoxal do desenvolvimento, os extremos tocam-se.
A criança desta idade experimenta um prazer significativo em ouvir explicações. E também gosta de fazer caretas. É outro processo de se identificar com os adultos e de aperfeiçoar a sua habilidade de leitura das expressões faciais. Está efectivamente a ler, a falar e a agir no interior das complexidades da sua cultura.
(Arnold Gesell, A criança dos 0 aos 5 anos)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Na semana anterior, os malmequeres aproveitaram o dia de sol e foram até à floresta ver e tocar nas folhas, nas bolotas, na terra e ainda houve quem brincasse com pauzinhos. A exploração dos paus foi feita com muita vigilância, mas com um enorme prazer por parte das crianças. Quem é que em criança não gostava de brincar com paus? Era e continua a ser uma actividade extremamente enriquecedora.


Já agora aproveitamos para mostrar como ficou a nossa árvore do outono que já terminámos...
O nosso amigo Gabriel fez dois aninhos no dia 14/10/2010 e trouxe um bolo delicioso para partillhar com todos os seus amigos da Escolinha. Obrigada e muitos Parabéns!!!

Parabéns!!!

No passado dia 14 de Outubro o nosso "aboborinha" Pedro completou 6 anos.
Mais uma vez muitos PARABÉNS...

sábado, 16 de outubro de 2010

Festa do Outono


Os Malmequeres convidaram os Cenourinhas para uma Festa de Outono na sua sala...
Prepararam-na com muito cuidado!
Quando lá chegamos encontramos muitas folhas com as cores e os cheiros característicos do Outono... Atirámos ao ar, pisamos... Também vimos castanhas, bolotas, ouriços... Dançamos e divertimo-nos muito...
Foi um pequeno convívio entre os pequenotes que a todos agradou...
Quem passa pelo nosso hall da creche pode perceber que no placar está a ser construída uma bela paisagem... um trabalho colectivo entre os malmequeres e os cenourinhas... ainda não está terminado... mas está quase!
***
Beijinhos
Bom fim-de-semana!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Painel de Outono

As Aboborinhas fizeram uma linda árvore de Outono onde não podiam faltar abóboras...
Primeiro pintámos o tronco da árvore de castanho...
Depois decorámos com abóboras...




E folhas.

No final, modéstia à parte, a árvore ficou muito bonita...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

As nossas aventuras...

Já começamos a dar os primeiros passos no "mundo do trabalho"... :)
Não podemos ver tintas, pinceis e folhas que logo nos apressamos a correr para as mesas para dar asas à nossa imaginação...
Desta vez experimentamos digichocolate... nham nham que era tão saborosa e deixou a nossa sala a cheirar tão bem...
Mas portamo-nos como verdadeiros crescidos e não recusamos pôr as mãos na massa (apesar de no início haver alguma resistência) e só levamos a massa à boca apenas para provar à excepção do nosso menino mais pequenote que até a mesa lambia :)

Até para a semana...

Os Moranguitos estão a crescer!!!!

É verdade! E ainda parece que foi ontem que entraram pela primeira vez na nossa salinha...
Num piscar de olhos já completaram o seu primeiro aniversário...
Desta vez foi a Maria E. e a Helena que juntaram os seus amiguinhos para partilharem um bolo muito delicioso!!
Um grande beijinho de Parabéns e Muitas Felicidades!!


Também esta semana juntou-se a nós um novo amigo... O Tiago...
Tão pequenino mas cheio de energia é um bebé muito bem disposto!

sábado, 9 de outubro de 2010

Sobre o outono...

Respeitando a tradição da festa dos caracóis do Reguengo do Fétal, a sala dos Malmequeres também participou com os seus dotes artísticos na realização de lindos caracóis.
Na semana que passou, os malmequeres aperceberam-se de que o Outono já está a dar os verdadeiros sinais de que chegou. Reparámos que as folhas já estão a cair, as árvores estão sempre a abanar com o vento e os dias já estão mais frios. Também descobrimos que as vindimas se fazem nesta estação do ano e decidimos provar as deliciosas uvas que os nossos amigos da sala das Papoilas e das Aboborinhas tinham apanhado para todos.
Para além destas observações também ouvimos histórias sobre o Outono, realizámos movimentos corporais, imitando as árvores do outono e as folhinhas a cair.
Também começámos a concretizar o que aprendemos sobre o outono e "pintámos uvas", fizémos uma pintura livre com cordéis e amachucámos bolinhas para colar em folhas de outono.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Fomos ao Parque!

Esta semana estivemos só 4 amigos! Os sapinhos resolveram visitar a nossa sala e os nossos amigos tiveram de se ausentar por uns dias... Mas na próxima semana já deverão regressar!
Como fomos poucos tivemos oportunidade de realizar diversas brincadeiras que nos permitiram ser um pouco mais autónomos!
Recebemos as visitas dos bebés... Mostramos-lhes a nossa sala e os nossos brinquedos...
Realizamos pinturas...
Exploramos o universo da Escolinha que nos levou ao parque infantil onde nos divertimos muito!
A alegria foi imensa... Ora vejam...







Beijinhos e boa semana*

A nossa semana...

Foi muito tranquila!
Andamos sempre muito bem dispostos e com muita vontade de brincar, tanta que até fomos à sala dos mais crescidos interagir com eles (para alguns de nós estes serão os amigos a quem nos juntaremos brevemente...)!
A nossa Maria passou os últimos dias na nossa salinha e vai juntar-se aos nossos amigos Cenourinhas e na próxima semana vamos receber na sala mais um amigo...
Beijinhos e aguardem por mais novidades**