Ano Letivo 2014 / 2015

sábado, 30 de janeiro de 2010

A cantar e a aprender...

Como a cantar também se aprende, aprendemos uma canção nova sobre as bolinhas de sabão que nos ensina a contar.
Escusado será dizer que nos divertimos imenso a rebentar bolas de sabão. Prova disso são os nossos desenhos que ilustram e representam bem esse momento de pura diversão.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Os Moranguitos nesta semana...

Deram muito descanso à Aurora e à São, pois foram sempre pouquinhos e portaram-se sempre bem!
Mas também têm novidades!!!
O Francisco e a Ariana fizeram 1 Ano e vieram comemorar o seu aniversário connosco! Os pequenitos estão a crescer depressa!


Como fomos poucos esta semana tivemos direito a ir passar uma manhã inteira na sala dos Cenourinhas e fiquem a saber que nos portamos muito bem! Brincamos tanto, mas tanto, que nesse dia a nossa sesta demorou mais tempo!!!


Foi uma semana com muitos miminhos, carinhos, beijinhos e brincadeira...
E o mais divertido, é que todos os dias, estes pequenitos nos surpreendem com os seus gestos, atitudes e conquistas, como esta....


Bom fim de semana**

As Cenourinhas nesta semana....

Brincaram Muito!!

A brincadeira tomou conta de nós durante toda a semana!
Fizemos um desenho onde demos largas à nossa imaginação, acabamos os pinguins e depois foi só brincar!!!
Mas temos uma novidade!!
A nossa amiga Adriana fez dois aninhos e trouxe-nos um bolo delicioso com muitas gomas! Juntámo-nos na sala dos Moranguitos, os papás da Adriana vieram cá e em conjunto cantamos os Parabéns para festejar o seu segundo Aniversário.
Recebemos a Ana Maria na nossa sala em definitivo e que bem que ela se tem portado!!! Até já sabe qual é o seu lugar para dormir e para comer! Ainda tem um pouco de receio dos amiguinhos mais velhos, mas aos poucos já começa a brincar na sala e a andar mais solta :)
A nossa amiga Sara após um perído de "férias forçadas" voltou à Escolinha com muitas "pintinhas" na cara, pois é, teve varicela e nós andamos muito curiosos a tentar mexer nas suas pintinhas!!!
O nosso amiguinho Gabriel esta semana não veio, porque está doente, mas queremos dizer: "As melhoras amiguinho, volta depressa pois já temos muitas saudades!!
Beijinhos e bom fim-de-semana!

Os nossos Pinguins...

Olá!
Esta semana fizemos uns pinguins reciclando material usado...
Assim, começámos por pintar de preto os rolos de papel higiénico...
Depois picotámos o corpo e o bico do pinguim e recortámos as asas... No final todos ficámos orgulhosos dos nossos pinguins!...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Novidade da Semana

A Sala dos Malmequeres tem uma novidade

Depois de termos reunido o grupo para sabermos o nome que iríamos atribuir aos peixinhos que vivem no aquário da nossa sala fez-se "clique" e surgiu no ar a palavra Pipo. Logo de seguida ouviu-se Pico.

Ficou decidido que Pipo ia ser o peixe maior, o cor de laranja e Pico seria o mais pequenino, o amarelo.


Queremos apresentar-vos:

Pipo
da autoria da Raquel
e

Pico
da autoria do Simão Guerra

domingo, 24 de janeiro de 2010

Masturbação na Infância

«A masturbação é, nesta e noutras idades, um comportamento normal, devendo ser encarado como tal. Só na nossa cabeça poluída de adultos é que a masturbação infantil é encarada como algo de perverso e lascivo.
"Temos uma filha com 5 anos, que anda no jardim-de-infância. Gostaríamos de ter a sua opinião sobre a forma como devemos lidar com a situação que a seguir descrevemos. Verificámos que com cerca de 3 anos ela começou a masturbar-se em casa quando estava a ver televisão, quando estava sozinha na sala ou quando se ia deitar à noite. O mesmo acontecia no jardim-de-infância, quando era deixada sem nenhuma actividade que a ocupasse. Tomámos algumas medidas, como deixá-la ver desenhos animados apenas na televisão da cozinha, ficar na cama com ela até adormecer e explicar-lhe que não o deveria fazer à frente de outras pessoas. Há poucas semanas, a educadora de infância disse-nos que tinha reparado que na "hora da manta", quando as crianças estão sentadas ou deitadas a ver histórias, a nossa filha se masturbava, sem que os colegas se apercebessem. Gostaríamos de ser devidamente aconselhados relativamente a esta situação."
Com o passado negro que tem a masturbação e com todos os preconceitos e mitos que ainda giram à volta desta questão, não é de surpreender que continue a causar receio e perplexidade. Ainda hoje, a masturbação é considerada, à luz de algumas religiões, moralmente reprovável e há quem considere (erradamente) que pode estar na origem de impotências sexuais, em ambos os sexos. O facto de se ter negado a sexualidade infantil durante muito tempo dificulta ainda mais a aceitação deste acto como algo que se enquadra na normalidade.Por muito que nos custe a acreditar, as crianças realmente masturbam-se, fazendo-o sobretudo a partir dos 3 anos de idade. Este comportamento ocorre porque a exploração dos órgãos sexuais lhes dá prazer. A masturbação é, nesta e noutras idades, um comportamento normal, devendo ser encarado como tal. Só na nossa cabeça poluída de adultos é que a masturbação infantil é encarada como algo de perverso e lascivo. A grande questão que se coloca relativamente à masturbação é o facto de se tratar de um comportamento que requer intimidade e privacidade, devendo esta mensagem ser passada à criança. Curiosamente, a menina de que falei na introdução deste artigo assimilou a mensagem da privacidade, pois, se aos três se exponha ao olhar dos outros, aos cinco masturba-se "sem que os colegas se apercebessem". Depois de tudo o que foi dito, escusado será dizer que um comportamento repressivo é de todo desnecessário e desaconselhável. Quanto menos importância for dada a este assunto, mais rapidamente passará esta etapa.De forma a reforçar tudo o que já foi referido, resta-me acrescentar que, no livro Educação Sexual na Escola, do conhecido sexólogo Júlio Machado Vaz, é defendida a referência à masturbação no programa de educação sexual em idade pré-escolar (0-6 anos). Nesta faixa etária, ao nível dos conteúdos específicos/objectivos específicos é importante, segundo o autor, "aprender a realizar a masturbação, se existir, na privacidade".Resta acrescentar que, se a criança começar a masturbar-se de uma forma claramente obsessiva em qualquer lugar, e não houver redução deste comportamento à medida que o tempo for passando, então poderá ser necessário recorrer à ajuda de um psicólogo.»
Publicado por Adriana Campos (Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Escolar), a 23-12-2009, no site www.educare.pt

sábado, 23 de janeiro de 2010

Nos Moranguitos

Mais uma semana chegou ao fim…
Na nossa sala anda tudo calmo, andamos sempre bem dispostos e cheios de energia para as nossas brincadeiras.
Portámo-nos bem, apesar de, por vezes, fazemos algumas traquinices (como não querermos comer, não querermos dormi e, de vez em quando, puxarmos o cabelo uns aos outros) e por vezes a São e a Aurora têm de nos chamar à atenção, mas tudo para nos ajudar a crescer!
Estamos também a aproveitar os últimos dias junto da nossa amiga Ana Maria que breve vai para a sala dos Cenourinhas!
Continuamos a aguardar com ansiedade pelos nossos amiguinhos que vão chegar brevemente!!!

Notícias dos Cenourinhas!!!

Olá a todos!!!
Tivemos uma semana muito preenchida, com muita brincadeira e trabalho à mistura!
Ora então aqui fica um pequeno relato de tudo o que fizemos!


Segunda-Feira
Fomos até ao salão da Escolinha onde brincamos na piscina das bolas (onde demos belos mergulhos), andamos em triciclos (mal chegavamos aos pedais) e brincamos com bolas gigantes (bem maiores do que nós)!!


Terça-Feira
Realizamos muitos jogos com um paraquedas:escondemo-nos, levantamo-lo ao ar, atiramos bolas para cima dele, fizemos ondas... Até o penduramos na sala para imitar uma tenda!! Houve também quem decidisse descansar um pouquinho em cima dele!



Quarta-Feira
Fizemos estampagem! Com uma esponja de cozinha, estampamos a cor azul em papel canelado amarelo. Ainda não tinhamos feito nada do género e foi muito divertido sentir as diferentes texturas do papel e da esponja.


Quinta-Feira
Com a impressão do nosso pé, fizemos um pinguim! Pintamos o centro de pé com tinta branca, em redor com tinta preta e os dedos com tinta laranja, nem imaginam as cócegas que o pincel fazia sempre que nos tocava o que nos causou belas gargalhadas... (ainda nem todas as crianças concluiram o pinguim)



Sexta-Feira
Foi um dia em que andamos a preparar uma surpresa para alguém que vai fazer aninhos... Como é surpresa, não podemos mostrar, por isso, fiquem com a foto do Noddy que faz as nossas delícias e com a canção, que estamos quase a saber!! Aprendam e cantem connosco!




sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Na Piscina

Era impossível não partilhar este momento convosco!
É que só se acredita mesmo vendo!
Todos nós queremos dar mergulhos "à Mara"... (atenção ao facto de ela não ter "pé")
É mesmo a vencedora na categoria "girassol nadador", ou não é?!

* Estas imagens foram publicadas com a devida autorização do papá Élio! *

Um bocadinho de Inverno...





A primeira "escolinha"...

«A atitude para com o aprender será certamente muito condicionada pela forma como a educadora de infância for capaz de reconhecer o que a criança já sabe e de organizar novas aprendizagens estimulantes e agradáveis.
Mas a importância do jardim de infância é enorme também pelo que lá se pode e deve aprender. A criança dos três aos cinco anos é uma esponja que tudo absorve com imensa facilidade e rapidez. Mas é também um ser frágil e vulnerável às influências dos outros. Se um adulto significativo a amar, confiar nela, lhe souber transmitir confiança e expectativas elevadas, a criança cresce e desabrocha. Se, pelo contrário, a criança viver num ambiente desatento, com poucos estímulos ou comportamentos agressivos, ela tenderá a fechar-se, a defender-se, a secar. (...)»
Excerto de artigo publicado na Revista "Coisas de Criança", por Maria Emília Brederode Santos

O que as Papoilas têm andado a fazer...

Olá a todos!
Na semana passada ouvimos uma história muito bonita alusiva ao Inverno... E representámos muito bem o boneco de neve "Adolfo"!



No início desta semana recapitulámos as letras que já aprendemos









Depois pintámos um desenho - puzzle que parecia fácil mas que nos deu que entender...









.
.
.
.
.
.
.
Os nossos dotes artisticos continuam a revelar-se cada vez mais, como se pode comprovar nas nossas pinturas com cotonete!







Como o Inverno ainda está no início voltámos a dedicar-lhe algum tempo e elaborámos um boneco de neve colando bolinhas de papel branco...










e colorindo os restantes acessórios com cores alegres...











Para acabarmos a semana alegres e bem dispostos, nada melhor que um momento de dança com os nossos amigos Girassóis!













domingo, 17 de janeiro de 2010

A semana dos Girassóis...

Nesta semana, continuámos dedicados à estação do ano actual...
No entanto, ainda houve tempo para a nossa iniciação à escrita...
Assim como para mostrar, em cada momento, como estamos cada vez mais autónomos, sendo a frase mais ouvida nesta a sala: "EU CONSEGO!!!" (traduzindo, "eu consigo")!
 (então se for para comer um docinho!...melhor ainda!)

sábado, 16 de janeiro de 2010

A semana dos Moranguitos

A nossa semana foi calma e tranquila!! Estamos a preparar a chegada dos nosso novos amiguinhos que começam a chegar no final deste mês!
Estamos cada vez mais aventureiros, a tentar andar sozinhos!!
Duas crianças estão quase a andar, como o tempo passa!!!
O espelho da nossa sala também nos causa muito interesse e esforçamo-nos por subir até ao corrimão para podermos tocar nas borboletas!
Esta semana um simples pano de cozinha fez parte das nossas brincadeiras e atribuimos-lhe muitas funções, sendo uma delas a de um chapéu! :)
Até à Proxima Semana!