Ano Letivo 2014 / 2015

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Recadinho para os papás da Sala dos Cenourinhas!


 


Vamos deixar as fraldas!! No mês de Maio vamos iniciar o uso do bacio com mais frequência!
Como esta etapa que se avizinha por vezes é complicada será muito importante a colaboração entre a escola e a família!! Portanto deixo-vos com algumas dicas retiradas de um livro!
Muito importante: se tiverem dúvidas, não hesitem em falar connosco!!

Largar as fraldas é uma aventura que, regra geral, demora algum tempo e requer uma boa dose de paciência e de bom senso por parte dos adultos. Até aos 18 meses as crianças fazem as suas necessidades de forma automática, ou seja é um reflexo fisiológico. Só a partir daqui é que as crianças se tornam capazes de reconhecer que têm vontade de fazer chichi ou cocó (uma vez que só por volta desta idade os músculos dos esfíncteres estão suficientemente desenvolvidos), de o manifestar e de controlar a sua saída. Claro que isto varia de criança para criança.
Mas atenção tenha sempre presente que largar as fraldas não se faz de um dia para o outro, pois não é uma tarefa fácil para a criança e que ela vai precisar de toda a ajuda e compreensão. A criança precisa aprender a estar atenta a uma sensação física, coisa que até aqui não necessitava de fazer. Terá que ter consciência de que a distracção lhe trará sensações desagradáveis como estar suja ou molhada. Vai necessitar de aprender a reter os cocós e os chichis o tempo suficiente até chegar à sanita/bacio e de saber o que fazer quando a vontade lhe “bate à porta”.
Aqui ficam algumas “dicas” para ajudar o/a seu/sua filho/a nesta fase tão importante da sua vida, que não é nada mais, nada menos que um passo para a conquista da sua autonomia!

Converse com a criança! – Antes de retirar a fralda à criança converse com ela explicando-lhe o que se vai passar. Convém que a criança tenha já noção do que é o chichi e o cocó, pois sem conhecer os conceitos e os objectos, não vai resultar. Mostre-lhe que a mamã e o papá também usam cuecas, pois as crianças adoram imitar os adultos e sentem-se mais crescidas se fizerem as coisas que os adultos fazem. Ofereça-lhe cuecas com motivos divertidos, que sejam escolhidas pela criança, de forma a conseguir motivar ainda mais a criança.

O tempo que passa na sanita/bacio! – Quando se inicia todo este processo, é fundamental criar uma rotina, uma vez que estas oferecem estabilidade e segurança às crianças. Escolha determinados momentos do dia para sentar a criança na sanita/bacio. Durante este tempo, deixe-a brincar com um brinquedo ou ver um livro para que não se aborreça. Mesmo que a criança não faça nada, não a deixe estar mais de 15 min sentada, pois queremos que este tempo seja divertido e não maçador. Esteja preparado/a para umas pinturas diferentes na sua casa de banho, pois as crianças adoram explorar tudo com as mãos e estes presentes não são excepção…

Faça uma festa! – E um dia, finalmente, no fundo da sanita está um presente! Não se acanhe, é uma proeza fantástica, festeje: bata palmas, cubra-a de beijos e diga-lhe como está contente por ter feito chichi ou cocó na sanita/bacio. Isso faz com que a criança se sinta valorizada e queira repetir a proeza. Mas não se iluda, pois poderão haver passos para trás e não ser definitivo.

Seja coerente! – Deixar as fraldas não é só trabalho para as crianças, mas também para os pais que deixam de estar sossegados imaginando os chichis e cocós religiosamente guardados dentro da fralda, para passarem a estar preocupados sobre o sitio e a hora a que estes se vão lembrar de fugir pelas pernas abaixo dos filhos… Se quer que o seu filho deixe a fralda de vez não vale fazer batota e colocar-lhe fralda quando lhe dá mais jeito. Se não como é que a criança vai perceber o que se está a passar se uma vez lhe pedimos que faça na sanita e outras lhe voltamos a colocar uma fralda? Se mesmo que lhe tenha posto fraldas para sair ou porque a criança vai dormir e está de fralda, ela lhe pedir para fazer chichi ou cocó, não caia no erro de lhe dizer para fazer na fralda, apesar de mais cómodo, pois a criança não vai perceber porque tem de usar a sanita quando tem autorização para fazer na fralda. A nossa coerência só faz com que eles aprendam.

Porque os acidentes acontecem! – Durante o processo de controlo dos esfíncteres é quase certo que irão acontecer “acidentes”, ou seja, vários chichis e cocós vão fugir do controlo das crianças e estatelar-se na bonita carpete da sala, no chão da cozinha, no tapete do quarto, etc. Por isso nunca se esqueça que a criança está em fase de aprendizagem e que o que ela está a tentar conseguir não é tarefa fácil. Não sucumba à tentação de ralhar, punir ou humilhar a criança, porque isso só vai fazer com que ela se sinta desvalorizada ou incapaz.

Em harmonia com a escola! – Para que tudo corra da melhor forma, é ideal começar este processo em ambos os lados (escola e casa) de modo a que a criança sinta uma certa harmonia e perceba porque é que vai à sanita/bacio.

(Dicas retiradas do livro Matilde - Vasco, este é o bacio!!!)

Novidade do Berçário!


Esta semana, a Maria G., após uns diazitos doente em casa, veio comemorar com os Cenourinhas e com os Moranguitos o seu primeiro aniversário! Trouxe-nos um delicioso pão de ló e nós com toda a nossa energia cantamos os Parabéns!!
As surpresas preparadas esta semana serão divulgadas mais para a frente!! A Maria ainda não teve oportunidade de fazer o seu presente para a mamã, por isso não podemos mostrar o que era :)

Beijinhos e Bom Fim-de-Semana!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Olha o Passarinho!

Não resisti em vir partilhar um momento que hoje encantou as Cenourinhas!
Como o tempo estava agradável, de manhã fomos brincar para o parque e como nos divertimos a subir e a descer o escorrega!
Depois ao vir embora, decidimos ir espreitar os passarinhos que estão na "floresta". A curiosidade foi tanta que os pequenos ficaram encantados quando observaram os "piu-pius" :)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

É só uma gastroentrite!


O Sr. Dr. disse que estou com uma gastroenterite, que é uma doença muito comum nas crianças pequeninas como eu e que, na maior parte das vezes, é provocada por um vírus.

Queridos mamã e papá

Escrevo esta carta porque não quero que estejam tão preocupados com a minha saúde.
É certo que desde ontem que estou doentinho, vomitei várias vezes, o meu cocó é líquido e frequente, tenho dores de barriga, sinto-me um pouco enjoado e, por isso, não me apetece comer.
Por não me verem com aquela energia a que estão habituados, por só me apetecer estar na caminha e porque, eu sei, gostam muito de mim, estão com medo que seja alguma coisa de grave, pelo que fui hoje com vocês ao Sr. Dr.
O Sr. Dr. disse que estou com uma gastroenterite, que é uma doença muito comum nas crianças pequeninas como eu e que, na maior parte das vezes, é provocada por um vírus. Como sabem, não há um tratamento específico. Por isso, não devo tomar antibióticos, nem tomar medicamentos para a diarreia e para os vómitos, porque é através destes sintomas que o meu corpinho se defende do micróbio que me fez ficar doente.
É natural que ainda me sinta doentinho por mais alguns dias, por vezes até uma semana, mas mesmo que coma pouquinho e perca algum peso, não se aflijam. O que é importante é que eu nesta primeira fase beba. E lembram-se o que o Sr. Dr. disse? Há uma aguinha muito boa (solução de rehidratação) que posso beber e que me compensa a água e os 'sais minerais' que eu perco ao vomitar e com a diarreia. Quando vomitar, basta que eu fique meia hora quietinho, sem beber nem comer, e depois beba esta solução aos pouquinhos, mais ou menos uma colher de chá de 5 em 5 minutos durante mais meia hora. Depois posso beber à vontade e começar a comer em pouca quantidade e várias vezes ao dia. Podem fazer-me uma papa de arroz, dar-me frutinha (pêra ou maçã cozidas ou cruas e banana) e pão ou bolachas de água e sal. A sopa deve incluir arroz, batata e/ou massa, cenoura e frango, coelho ou peru. Devo evitar as gorduras, pelo que a canja de galinha não será o mais indicado. Posso também continuar a mamar o teu leitinho, mamã, ou beber um leite adequado à minha idade.
Claro está que se eu continuar a vomitar ou com vários episódios de diarreia em muita quantidade e por muitos dias, com febre muito alta e cada vez mais doentinho, têm de me levar de novo ao Sr. Dr.
Enquanto eu estiver com estes sintomas não devo ir ao infantário e devem, papás, lavar muito bem as mãos depois de me mudar a fraldinha, porque posso contagiar as pessoas que estão à minha volta e eu não quero ver quem eu tanto gosto também doentinho.
Muito obrigado, papás, por tratarem tão bem de mim e não entrem em pânico porque ao ver-vos ansiosos também fico muito nervoso e mais doentinho ainda...

Uma criança

Dária Rezende, interna complementar de Pediatria - Serviço de pediatria do Hospital de Braga, publicado em www.educare.pt, a 2009-01-07

terça-feira, 27 de abril de 2010

Os bebés por cá...

Olá a todos!
Desta vez viemos mais tarde actualizar o blog! Não quer dizer que não tenhamos novidades, a verdade é que não as podemos divulgar pois não queremos estragar a surpresa que estamos a preparar! Mas como já devem ter reparado, temos andado a mexer em tintas, tanto que não são só as unhas que aparecem pintadas lá em casa! Pois é, gostamos tanto de mexer na tinta que não nos contemos e por vezes levamos a mão à roupita! Desculpem papás, não fazemos por mal!

Como andamos tão atarefados, não tivemos oportunidade de fotografar as nossas aventuras, mas se o fizéssemos iriam perceber logo o que andamos a preparar, por isso é melhor assim 

Mas fiquem sabendo que está tudo bem na nossa salinha! Temo-nos portado muito bem!

Beijinhos e até à próxima!!!






Olá a todos!

Olá, olá…


Cá estamos nós mais uma semana! Mas não pensem que viemos para contar tudo! Isso é que não pode ser!! Estamos a preparar um presente para a nossa Mamã, mas até o dia de o levarmos para casa será segredo! Não vale ir à sala espreitar!!

Estamos muito entusiasmados e, sem dúvida (nenhuma), muito empenhados! Só esperemos que depois gostem do nosso esforço!

Mas vamos lá a algumas novidades da semana:

A Lara juntou-se a nós e tem-se portou-se como uma verdadeira menina crescida! De vez em quando sentia saudades de casa e pedia o NINI (seu bonequinho) mas o que é perfeitamente normal pois está numa fase de adaptação! Foi muito bem recebida pelos seus amiguinhos (que pessoalmente me deixaram muito orgulhosa) que demonstraram muito carinho com ela!

Apesar de andarmos no nosso “trabalho” temos tempo para brincar e desenhar! Adoramos juntar-nos todos à mesa e desenhar…

Por esta semana é só… Para a próxima há mais!
Beijinhos*



domingo, 25 de abril de 2010

Tendo em conta o Projecto de sala dos malmequeres, no dia 23 de Abril comemorámos o Dia Mundial do livro e ouvimos muitas histórias. Propusemos uma tarefa muito interessante aos Papás e ao respectivo filhote - realizar um marcador de livros. Aproveito para agradecer aos Papás que colaboraram connosco e aos que não fizeram relembro que ainda estão a tempo, pois "mais vale tarde do que nunca".

Vejam o resultado final...

Primavera

A Primavera é um tempo mais alegre, colorido! Por isso há um ânimo e criatividade diferentes!
E, na sala dos Girassóis, quem não está envolvido nas actividades plásticas dirigidas à estação, está igualmente ocupado! Há sempre inúmeras coisas a fazer! Até parece que o tempo voa e que há sempre o que fique por fazer!!!


Finalmente, algumas das fotos!

Visita à ExpoCriança 2010, em Santarém!


segunda-feira, 19 de abril de 2010

No dia 16 de Abril, a Ana Maria fez 3 aninhos e foi coroada por estar mais crescida. Trouxe um bolo com uma barbie que era delicioso. Os seus amiguinhos adoraram. Obrigada.


Na semana que passou, os meninos da sala dos malmequeres andaram muito entusiasmados com a realização de borboletas que ficaram muito originais. Vejam o resultado final...


As Nossas Rimas...

Esta semana fizemos rimas com os nossos nomes. Primeiro tínhamos de procurar as letras que precisávamos e recortá-las, para depois colar na folha de forma a formar as palavras que queríamos.

sábado, 17 de abril de 2010

Dois momentos altos da nossa semana...

Passamos por este cantinho para vos contar dois momentos que foram vividos na nossa sala com grande entusiasmo!!!

1.º Comer Amêndoas


2.º Brincar com utensílios da Casinha que nos deixaram maravilhados!



E ainda tivemos tempo de terminar as nossas árvores!!!

Nós, Moranguitos


Passamos para desejar a todos um óptimo Fim-de-Semana!!!



Beijinhos e até 2ª Feira!!!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Visita à ExpoCriança no CNEMA-Santarém

Como sabem, hoje foi um dia muito animado! Muito animado e muito atarefado! Para além dos intervalinhos em que saboreámos os nossos lanchinhos, fartámo-nos de correr para tentar ver tudo e participar em tudo o que havia para participar! Ordenhámos vacas, acariciámos patinhos e coelhinhos; falámos com polícias, entrámos nas suas viaturas e tocámos as sirenes; aprendemos a respeitar os sinais de trânsito com as "nossas viaturas"; brincámos nos insufláveis; andámos no carrocel; assistimos ao divertido espectáculo dos palhaços Ernesto e Pantufa; comemos gomas e pipocas;... Um dia não nos chegou para tudo o que desejávamos fazer!!! Queríamos um dia com mais horas!!! ...

Logo chega o registo fotográfico! Até lá!


segunda-feira, 12 de abril de 2010




Os meninos da sala dos malmequeres resolveram ir até à "floresta" da Escolinha para disfrutar das coisas boas que a natureza nos dá. Em conjunto descobrimos que já há muitas flores. Muitas delas são amarelas e a Dina ensinou-nos que se chamam "maias". Cheiram muito bem...até trouxémos algumas para a nossa sala.
Tivémos a oportunidade de mexer na terra, nas pedras e nas ervas que já estão verdinhas. E o melhor de tudo é que estivémos em contacto com a nossa amiga natureza e ouvimos o chilrear dos passarinhos. Foi muito divertido!!!
Esperemos voltar lá em breve...

domingo, 11 de abril de 2010

As Papoilas adoram "ginasticar"

Aqui ficam algumas imagens do nosso desempenho nas aulas de ginástica, como podem ver esforço e dedicação não faltam... e a boa disposição também não...

Quando chega a hora da sesta...

Os Moranguitos só querem festa e brincadeira!
É vê-los aos pulos nos berços, a tirar os lençóis, às gargalhadas e na traquinice com o colega do lado!
Alguns instantes antes podiam estar com muito sono, mas chegam à caminha e é isto que acontece!
Alegria e animação!


Uma novidade desta semana é que recebemos a visita da nossa futura amiga, que virá ter connosco em Junho! A pequena Beatriz veio visitar-nos!

Beijinhos*

Na sala das Cenourinhas

Houve tempo para tudo! Brincadeiras e pinturas!
Fizemos pinturas, desenhos, estampagens, ouvimos histórias, cantamos muitas canções!
Foi uma semana muito preenchida e bem divertida!
Antes, sempre que os pequenos viam as tintas e as folhas diziam de imediato "po papá" (para o papá) ou "ia o pai" (dia do pai)! Agora já não o fazem e brevemente vamos começar com a surpresa para o Dia da Mãe! Mas até lá ainda temos muito para brincar e uma nova amiguinha a receber, a Lara!! Estamos ansiosos por a conhecer e brincar com ela!
E como às vezes estamos tão entretidos e nos esquecemos de tirar fotografias, apenas temos para vos mostrar o que fizemos na sexta-feira... Uma estampagem com flores a lembrar a Primavera!




quarta-feira, 7 de abril de 2010

Na vanguarda da música!!!

Pois é, tenho a comunicar-vos que os Girassóis estão atentos ao que se passa na última moda musical!
Foi só passar o último single dos Black Eyed Peas que foi este o resultado:


A Margarida e o André até sabiam o nome do grupo! A Margarida só ficou triste por não passar na "sua" Rádio Comercial a música da "TUNITE" (trad. "I Have a Feeling...")!

Saudações musicais para todos vós!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Na semana que passou...
A Raquel fez 3 anos e sentiu-se uma verdadeira princesa com uma coroa lindíssima.

Os meninos da sala dos Malmequeres fizeram um cesto da Páscoa muito engraçado para levar os ovinhos de chocolate. O coelho como foi pintado com chocolate tinha um cheirinho maravilhoso que apetecia comer.





sexta-feira, 2 de abril de 2010

As Cenourinhas nesta Páscoa


Fizeram cenouras para levar os ovos de chocolate para casa!!!
Pintaram também um ovo que levaram para casa para enfeitar a mesa no dia de Páscoa!
A todos desejam uma Santa Páscoa!

Os bebés da Escolinha...


Como podem ver a galinha que levava os ovinhos de chocolate, foi pintada por nós!
Beijinhos para todos e uma Páscoa Feliz!

Páscoa Feliz!

Os Girassóis desejam-vos uma Santa Páscoa, dizendo:

«Coelhinho Branco
Se és meu amigo
Traz um lindo ovo
Para brincar comigo

A Páscoa é uma festa
De alegria e de cor
Com muitas amêndoas
E muito Amor!»