Ano Letivo 2014 / 2015

domingo, 20 de junho de 2010

Meio físico-experiências

Nas 2 últimas semanas, a sala dos malmequeres tem andado muito atenta com o meio físico que os rodeia. Como todos sabem, a primavera é sinónimo de semear, plantar e também colher... Assim surgiu a ideia de semearmos algo que a todos é comum (relva), mas de uma foram mais engraçada.Em vez se semearmos directamente na terra, no espaço exterior ou num vaso, decidimos fazer uma lagarta para colocarmos na nossa sala e podermos observar todos os pormenores.

Primeiro explorámos a terra através de todos os nossos sentidos. Verificámos que a terra é castanha, tem cheiro, não é para comer e adorámos mexer na terra.
De seguida colocámos a terra dentro de uma meia para fazermos o corpo da lagarta e assim que ela ficou gordinha pusémos as sementinhas.
Dividimos a lagarta em 2 partes para ficarmos a saber onde era a cabeça e o resto do corpo. Colocámos uns olhos e umas antenas para a nossa lagarta ficar mais bonita e no fim regámos as nossas sementes.
Ao fim de 3 dias, a lagarta nomeada de "Lígia" começou a ter relvinha nas costas e na cabeça. E ao fim de 8 dias, a nossa amiga Lígia já tinha relva com 8cm de altura. É claro que a relva só cresceu assim muito com a ajuda de água e também algum sol. Por este andar, entretanto a Lígia terá de ir à cabeleireira...
Como na primavera também é altura de colher as ervilhas que já se semearam durante o inverno, a Carolina decidiu trazer algumas para a sala, para os meninos verem. O contacto directo com as ervilhas foi muito mais rico e divertido do que só vê-las nas imagens dos livros. Assim, cada menino teve a oportunidade de descascar uma vagem e descobrir que dentro dela existem ervilhas. No fim decidimos entregar as nossas ervilhas à Sra cozinheira para nos fazer uma bela sopa e estava muito boa.
No dia 18 de Junho, o nosso amigo Bernardino fez 3 aninhos. Está a ficar um crescido!!!
Como ele gosta muito de carrinhos, a sua Mãe decidiu fazer um bolo surpresa com muito carros e até tinha uma estrada para os carros circularem. Para além do bolo estar muito giro estava uma delícia.

2 comentários:

SoraiaSilva

A lagarta ficou o máximo!!
Ainda me lembro de há uns anos o meu irmão ter trazido uma da escolinha :):)
Beijinhos*

Anónimo

Não é no dia 18 que o Dino faz anos, e sim dia 17 de Junho.Gostei da foto e do comentário. Felicidades.

Enviar um comentário