sábado, 28 de agosto de 2010
Só para Pais!
1. "Proibido insultar o jardim-de-infância chamando-lhe "escolinha" (ou "infantário"). Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem Brincar com Aprender.
2. Proibido que os pais imaginem que o jardim-de-infância serve para aprender a ler e contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã ao chegar.
3. O jardim-de-infância assusta as crianças sempre que os pais - como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim-de-infância - lhes repetem: "Hoje vai correr tudo bem!"
4. Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, com se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre.
5. Proibido que as crianças vão dia-sim dia-não ao jardim-de-infância. E que vão, simplesmente, quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão " só porque sim". O jardim-de-infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.
6. No jardim-de-infância não é obrigatório comer até à última colher; nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhe e chame mãe à educadora (ou vice-versa).
7. Os pais estão obrigados a estar a horas quando se trata duma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem sujeitos classificados como tendo necessidades educativas especiais.
8. Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia de jardim-de-infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim-de-infância só se abra para eles durante as festas.
9. O jardim-de-infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim-de-infância.
10. Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins-de-infância!"
Por Eduardo Sá, psicólogo clínico, psicanalista e professor de psicologia clínica.
Etiquetas:
Artigos de Educação
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Bem - Vindos ao Ano Lectivo 2010/2011
Durante este ano lectivo o blog continuará a ser um espaço de partilha, onde daremos a conhecer as novidades que vão acontecendo na Escolinha!!
Aguardamos comentários, opiniões e muitas sugestões, para assim podermos crescer conjuntamente!!
Para todos um bom Ano Lectivo!
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Obrigada a todos...
"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós" (Exupery)
Chegou a hora da despedida...
Apesar de já terem passado vários meses desde o início do ano lectivo, parece que foi ontem que tudo começou... Gostava de poder chegar ao relógio, empurrar os ponteiros para trás e recuar no tempo para poder reviver tudo novamente... os primeiros medos, os primeiros choros, as primeiras alegrias, as primeiras conquistas...
Apesar de já terem passado vários meses desde o início do ano lectivo, parece que foi ontem que tudo começou... Gostava de poder chegar ao relógio, empurrar os ponteiros para trás e recuar no tempo para poder reviver tudo novamente... os primeiros medos, os primeiros choros, as primeiras alegrias, as primeiras conquistas...
A todos os que fizeram parte deste meu caminho tenho a agradecer o imenso apoio, afecto, carinho, confiança, disponibilidade e todas as palavras proferidas de incentivo e satisfação!
Aos papás, muito obrigada por me terem "emprestado" os vossos filhotes e por me permitirem fazer parte das suas vidas, por me terem deixado educar, amar e por os terem tornado também um pouquinho meus...
À equipa pedagógica muito obrigada pela oportunidade de crescer e evoluir numa Instituição cheia de recursos incansáveis na procura do bem-estar dos seus pequenos tesouros...
Aos meus príncipes e princesas (que jamais esquecerei) um muito obrigada pelo crescimento e aprendizagem mútua em todos os momentos que vivemos... Estou muito orgulhosa de todas as vossas conquistas!
Estarei sempre pronta para vos receber!! Se tiverem muiiiitas saudades da Paxixa estou à distância de um telefonema...
A todos o meu mais sincero obrigada, esperando que o próximo ano lectivo seja mais um caminho por percorrer .... uma grande aventura com imensas surpresas boas! Um grande beijinho para todos os que me provaram que, mesmo por vezes não sendo fácil, escolhi a profissão mais gratificante de todas.
Até à Próxima...
Até à Próxima...
Educadora Ana Patrícia
Etiquetas:
Sala das Cenourinhas 2010,
Sala dos Moranguitos 2010
A última semana dos Moranguitos e das Cenourinhas no ano lectivo 2009/2010
Pois é, chegou ao fim mais um ano lectivo...
E nós aproveitamos bem todos os últimos instantes destes dias...
E nós aproveitamos bem todos os últimos instantes destes dias...
A melhor maneira foi desfrutar da piscina que tivemos à nossa disposição. Todos tiveram oportunidade de chapinhar, mergulhar... Foi uma alegria sem fim...
Mas porque trabalhámos muito e também merecemos, vamos para 3 semaninhas de férias e concerteza voltaremos com imensas novidades...
Até lá, fiquem com imagens dos nossos últimos momentos deste ano lectivo vividos na escolinha...
Boas Férias!!!
Etiquetas:
Sala das Cenourinhas 2010,
Sala dos Moranguitos 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)