segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Depois de conhecermos o violino, a pandeireta, o tambor e a corneta ficámos a conhecer outro instrumento que se chama maraca. Desta vez tivémos a oportunidade e o prazer de tocar em maracas mesmo a sério. Ficámos tão entusiasmados com o seu som que até construímos duas maracas. São vários os momentos em que as usamos para fazer o acompanhamento de várias músicas e os dotes musicais estão a ser revelados através dos diferentes ritmos.
Dia 14 de Fevereiro também comemorámos o Dia dos Namorados!!! Pintámos um coração feito com pasta de papel e colocámos ao pescoço para levar para casa. Para além da lembrança também houve muitos miminhos, abraços e os mais destemidos também se atreviam a dar um beijinho na boca da sua namorada.
Que ternurentos!!!
No dia 15 de Fevereiro, o nosso amiguinho Francisco veio ter connosco, mesmo ainda um pouco adoentado para comemorar o seu 3º aniversário junto da nossa companhia. Parabéns Francisco!!!
Etiquetas:
Sala dos Malmequeres 2011
sábado, 19 de fevereiro de 2011
A nossa semana!
Na Segunda comemoramos o Dia de S. Valentim.
Na Terça comemoramos o aniversário da Patrícia.
Na Quarta fomos brincar com os triciclos.
Na Quinta conhecemos o Senhor Croc!
Na Sexta fizemos carimbagem com rolhas para um pequeno trabalhinho!
BOA SEMANA
Etiquetas:
Sala dos Cenourinhas 2011
Na sala de Berçário
Estivemos ausentes por algum tempo mas vamos contar as nossas novidades.
Para começar vamos mostrar um pequeno trabalhinho que fizemos através da pintura dos nossos pés...
Um pequeno boneco de neve!
Também recebemos um novo amiguinho na nossa sala, o Francisco que se tem portado muito bem!
Quando acordamos da sesta ainda estamos um pouco preguiçosos e gostamos de ir para as espriguiçadeiras com as nossas chupetas.
Recebemos novas espreguiçadeiras e aproveitamos para desfrutar delas pois são muito confortáveis!!
Voltamos na próxima semana*
Etiquetas:
Sala dos Moranguitos 2011
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Olá, Olá...
Já não damos notícias há algum tempo, mas isso não significa que tenhamos estado parados!!!
Muito pelo contrário, temos andado muito atarefados com a preparação do Carnaval e com a realizãção de alguns trabalhinhos!!
Mas a verdade é que quase nos apeteceu fazer greve ao blog porque os nossos papás não vêm espreitar o que andamos a fazer! :)
Nós gostamos de saber o vosso feedback!!
Na póxima semana regressamos com os pormenores desta semana... Até lá, fiquem com uma amostra do nosso árduo trabalho :)
Etiquetas:
Sala dos Cenourinhas 2011
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Pensamentos amorosos...
O que é namorar?
André- A Carlota vai-me dar um perfume e eu vou dar-lhe uma Barbie.
Eu sinto que a Carlota tem um coração lindo!
Matilde - É ser felizes!
Carlota D. - Vou-me apaixonar pelo André um dia!
Vamos casar e ter filhos.
Nelson - É dar presentes!
Carlota G. - Os meus pais são namorados porques são casados.
Carlota D.- Os meus pais conheceram-se e casaram-se depois de namorar e foram para casa e depois eu nasci e a Filipa. Estava dentro da barriga da mãe quando ela casou.
Rodrigo - As pessoas passam muito tempo juntas nas casas e conhecem-se e depois casam-se para ter filhos. Porque para ter filhos precisam de se casar!
João - Eu sou namorado da Luana porque gosto dela. Eu sinto que ela tem um coração bonito.
Carlota G. - Eu estou apaixonada pelo Miguel.
Nelson - Namorar é casar.
André- A Carlota vai-me dar um perfume e eu vou dar-lhe uma Barbie.
Eu sinto que a Carlota tem um coração lindo!
Matilde - É ser felizes!
Carlota D. - Vou-me apaixonar pelo André um dia!
Vamos casar e ter filhos.
Nelson - É dar presentes!
Carlota G. - Os meus pais são namorados porques são casados.
Carlota D.- Os meus pais conheceram-se e casaram-se depois de namorar e foram para casa e depois eu nasci e a Filipa. Estava dentro da barriga da mãe quando ela casou.
Rodrigo - As pessoas passam muito tempo juntas nas casas e conhecem-se e depois casam-se para ter filhos. Porque para ter filhos precisam de se casar!
João - Eu sou namorado da Luana porque gosto dela. Eu sinto que ela tem um coração bonito.
Carlota G. - Eu estou apaixonada pelo Miguel.
Nelson - Namorar é casar.
Etiquetas:
Sala das Papoilas 2011
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Visita à Valorlis
Ainda a propósito do nosso projecto acerca da reciclagem, fomos até à Valorlis, onde conhecemos o verdadeiro significado das palavras Reciclar e Reutilizar!
E assim, deixamo-vos com esta...
Etiquetas:
Sala das Aboborinhas 2011,
Sala das Papoilas 2011
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Matemática
Como este ano o nosso projecto é sobre a Matemática, resolvemos averiguar quantos doces é que cada criança comeu durante um fim-de-semana e a partir daí fazer uma série de actividades com as quantidades apuradas.
Primeiro, em grupo, fizémos uma tabela para registar todos os dados recolhidos e respectivo gráfico.
Depois, individualmente, cada criança registou as conclusões a que chegámos.
Através da tabela e do gráfico introduzimos também novos símbolos da matemática: o mais (+) e o menos (-).
Etiquetas:
Sala das Aboborinhas 2011
Aniversário
O nosso amiguinho Tiago comemorou o seu 6º Aniversário sexta-feira de 4 de Fevereiro.
Mais uma vez muitos Parabéns e muitas Felicidades...
Etiquetas:
Sala das Aboborinhas 2011
domingo, 6 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Parabéns!!!
No decorrer da passada semana o Francisco e a Ariana completaram o seu segundo aniversário!!!
Nós ajudamos a soprar as velas!!!
Também recebemos uma visita especial...
Um passarinho!!!
Etiquetas:
Sala dos Cenourinhas 2011
A Saúde Oral
Uma boa saúde oral começa no início da vida das suas crianças. Antes do nascimento do primeiro dente, alguns factores podem afectar a sua aparência e a sua saúde de forma permanente. Existem alguns medicamentos que, se forem administrados às grávidas, às mães que amamentam ou às crianças, no período em que se estão a formar os dentes, podem causar a descoloração ou alterações na formação dos dentes.
A higiene oral começa logo após a erupção do primeiro dente do bebé. Deve ser executada pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas, obrigatoriamente, antes de deitar.
Quanto mais cedo se iniciar o hábito diário de higiene oral, melhores perspectivas há de evitar as doenças orais, por isso, crie junto da sua criança o hábito de higiene oral desde a erupção do primeiro dente.
O que são as cáries de biberão e como evitá-las?
São provocadas pela exposição frequente e demorada dos dentes a soluções (líquidas ou cremosas) que contêm açúcares ou seus derivados. Nestes incluem-se o leite, as papas e sumos de fruta. Assim, o hábito da criança andar durante muito tempo com a tetina do biberão na boca permite um contacto directo desses agentes sobre as superfícies dentárias,
Os líquidos açucarados permitem a adesão das bactérias às superfícies dentárias, depositam-se à volta dos dentes e aí permanecem durante longos períodos enquanto o bebé dorme, conduzindo à formação de cáries dentárias que têm o seu início nos dentes anteriores superiores e inferiores (incisivos e caninos).
Qual a importância dos dentes de leite?
Os dentes de leite têm tanta importância para o correcto desenvolvimento do bebé como qualquer outro órgão ou sistema. A principal função será permitir à criança a correcta mastigação dos alimentos. Mas outras funções estão-lhe associadas, nomeadamente o estímulo para o correcto crescimento da face e a manutenção do espaço necessário para o nascimento dos dentes definitivos ou permanentes.
O que fazer quando os dentes de leite começarem a erupcionar?
Os dentes começam a erupcionar por volta dos 6 meses e devem terminar o seu crescimento por volta dos 30 meses. Isto faz com que muitas crianças fiquem com as gengivas muito sensíveis, o que as torna irritadas. Pode ajudar, esfregando as gengivas com o dedo, uma dedeira especial para esse efeito ou um anel de borracha refrigerado. Também existem géis e produtos farmacêuticos para aliviar o desconforto provocado pela erupção dos dentes do bebé.
Se a sua criança tiver febre quando os dentes estiverem a erupcionar, pode ser um processo natural de reacção do organismo. Contudo, se a febre persistir, será melhor contactar o seu médico para ajudar a prevenir qualquer outro problema, pois é um período particularmente sensível na interacção do corpo do seu bebé com o meio ambiente.
Como cuidar dos dentes leite?
Ajudar as crianças a escovar os dentes duas vezes por dia, limitar os lanches entre as refeições (especialmente os que contêm alimentos e/ou bebidas açucaradas como bolachas, refrigerantes) e visitar o dentista regularmente.
Deve-se evitar que a criança ingira bebidas gaseificadas, pois estas provocam a erosão dos dentes. Se mesmo assim decidir que ela pode ingerir bebidas gaseificadas, use então “palhinhas” para evitar o contacto directo da bebida com as faces dentárias.
Qual é a melhor forma de escovar os dentes de leite?
No início, quando há poucos dentes erupcionados, pode utilizar-se uma gaze, dedeira específica para o efeito ou escova de dentes.
A escova de dentes deve ser macia e ter um tamanho adequado à boca do bebé. Deve utilizar-se uma pequeníssima quantidade de dentífrico, semelhante ao tamanho da unha do dedo mindinho do bebé. Ter em atenção para ensinar a criança a não engolir a pasta.
Direccione os filamentos da escova de encontro às faces dentárias e execute suaves movimentos de rotação. Repita isto em todas as faces dentárias.
No final pode escovar a língua da criança. Coloque a escova sobre a língua e escove suavemente de trás para a frente (desde a base para a ponta).
Etiquetas:
Artigos de Saúde
Subscrever:
Mensagens (Atom)