Ano Letivo 2014 / 2015

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Síndrome Mão Pé Boca

É causada por um vírus chamado Coxsackie e os primeiros sintomas são: febre baixa, diminuição do apetite e o aparecimento de bolhinhas na boca (branco-acizentadas com base avermelhada, não pruriginosas e não dolorosas) que rapidamente se transformam em feridas maiores do tipo úlcera e podem também aparecer nas mãos e nos pés.
Em alguns casos essas bolhinhas aparecem também nas nádegas.
Regridem espontanemante demorando cerca de uma semana.
Apesar de contagiosa, é uma doença benigna.
O tratamento inclui: Repouso, alimentação leve e boa ingestão de líquidos.

4 comentários:

Rosário

Muito interessante e útil! Obrigada pelo esclarecimento!

Anónimo

qual é a forma de contagio

Patrícia Ferreira

A forma de contagio é tal e qual a varicela!
Uma vez que este síndrome é considerado por alguns especialistas como um dos 7 tipos de varicela! Os outros não sei quais são! Ainda não chegaram a estes lados! :)

Anónimo

Ao meu filhote também foi diagnosticada essa doença. Eu e o pai até pensámos que fosse varicela mas após consultar o pediatra percebemos que era mão-pé-boca. Por aquilo que pesquisei entretanto percebi que o virus pode ser transmitido por ingestão de alimentos mal lavados que estiveram em contacto com feses.O que me faz todo o sentido porque o meu filho , num dos seus disparates colocou o bebedouro do coelho na boca. Agora no infantário dizem que há um surto de escarlatina. Este virus é da família da varicela e escarlatina. possivelmente estão a confundir esta virose com a escarlatina!

Enviar um comentário