Ano Letivo 2014 / 2015

sábado, 6 de novembro de 2010

Formas Geométricas (blocos lógicos)



«No nosso dia-a-dia, somos confrontados com inúmeras situações que envolvem a mobilização de capacidades e ideias geométricas. (...)
Como área da Matemática, para além de permitir representar e descrever a realidade física, assume também um valor intrínseco. A Geometria inclui uma estrutura com uma lógica específica que lhe permite articular a evidência visual com a exactidão do seu método, dando resposta a inúmeros problemas.
Podemos, também, falar num valor estético, que se traduz em sensibilidade para contemplar obras de arte, que recorrem a motivos geométricos, peças de design, arquitectura e elementos geométricos específicos, como frisos e rosáceas, presentes em muitos monumentos.
Na verdade, este “olhar” sobre o que nos rodeia é influenciado pelos conhecimentos e pela sensibilidade geométrica que cada um de nós vai desenvolvendo ao longo da vida.
Se pensarmos ainda na Geometria no currículo, podemos considerar também o valor motivação. A experiência mostra que os alunos que revelam mais dificuldades na aprendizagem da Matemática, por vezes, melhoram o seu desempenho quando se envolvem em actividades de natureza geométrica.»
(Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Lisboa/2008)

0 comentários:

Enviar um comentário