Ano Letivo 2014 / 2015

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Festa é Festa!!!

Pois é, então não é que a nossa amiga Zézinha fez anos hoje?! E melhor, nos convidou para comer um pedaço de bolo?! Festa é festa! E os Girassóis não recusam convites! Ainda por cima adoram cantar os "parabéns"... Perfeito!
Mas... festa de aniversário requer presente! Faltavam 10 minutos para o início das comemorações... e nós nunca iríamos sem presente! Então, a Sónia contou-nos algumas coisas sobre a Zézinha e ficámos logo inspirados para desenhar a aniversariante!
Fiquem com uma ideia:



E assim, num momento, dum "nada", criou-se um acontecimento a recordar, que pode ser um "tudo", para nós e para eles, os "nossos velhinhos" ...


A intergeracionalidade traduz o peso das interacções sociais entre indivíduos de idades distintas.
Com efeito, o apoio familiar tem efeitos benéficos na saúde dos idosos. Esses efeitos estão associados ao facto de os mais velhos se sentirem amados e seguros, designadamente quando precisam de lidar com problemas de saúde. Além disso, o contacto com familiares e amigos mais novos reforça a sua auto-estima. Por isso, afirma-se que as redes sociais formadas por familiares e amigos oferecem suporte social na forma de amor, afeição, preocupação e assistência (Fernandes, 1995).
Normalmente, a ausência de parentes mais próximos (filhos, sobrinhos, netos), é dada como factor contributivo da doença e mortalidade entre pessoas idosas.
As acções de "intergeracionalidade" promovem, pois, a saúde mental do indivíduo idoso possibilitando-lhe bem-estar psicológico.
Através da intergeracionalidade promovem-se:
1. A transmissão de experiências de vida, valores e princípios;
2. Para o idoso, o contacto com a criança permite-lhe aprender novas coisas, animá-lo, incentivá-lo a realizar várias actividades, a sentir-se útil e não abandonado.
Assim, na relação entre criança e idoso, a relação que se estabelece é uma relação de partilha!
Nas palavras da Adriana Calcanhoto:
Antes de mim vieram os velhos
Os jovens vieram depois de mim
E estamos todos aqui
No meio do caminho dessa vida
Vinda antes de nós
E estamos todos a sós
No meio do caminho dessa vida
E estamos todos no meio
Quem chegou e quem faz tempo que veio
Ninguém no início ou no fim
Antes de mim
Vieram os velhos
Os jovens vieram depois de mim
E estamos todos aí.
(publicado por Filipa Fernandes em http://juventudeidosa.blogspot.com)

1 comentários:

Anónimo

Nestas imagens é que se vê como eles se portam bem!Todos sentadinhos e muito atentos a tudo o que se passava...a prova é os desenhos que fizeram. Imagino que a Zezinha terá ficado muito contente por ter tantos meninos a cantar-lhe os parabéns e imagino também o quanto terá sido enriquecedor este momento para eles. É por isto que cada vez mais se deve apoiar este tipo de instituições em que simultaneamente se recebe as crianças e os velhinhos.

Enviar um comentário